Trabalha-se com afinco no desenvolvimento da “Rede de Informática da Igreja no Brasil” (RIIBRA) para agilizar evangelização. - Bem Vindo !

Trabalha-se com afinco no desenvolvimento da “Rede de Informática da Igreja no Brasil” (RIIBRA) para agilizar evangelização.

CNBB
Com o intuito de aprimorar a comunicação interna da Igreja no Brasil, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, com sede no Vaticano, por meio da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), sediada na Argentina, está desenvolvendo projetos para integração da Igreja, utilizando mídias e redes sociais. A partir dessa ideia, está em pleno desenvolvimento, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA). O objetivo da instituição é viabilizar a ação evangelizadora, articulada em rede, para torná-la mais dinâmica, além de ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração.
Para impulsionar a informatização e a cultura do uso das novas tecnologias na missão da Igreja Católica na América Latina, em 1987, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, juntamente com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), deram início à RIIAL. A princípio a intenção foi incluir o Brasil na organização, em um projeto único, mas como a instituição compreende os países de língua hispânica, o idioma dificultou a inclusão do país no projeto. Com isso, houve a necessidade da criação da RIIBRA, com vínculos de comunhão com o Conselho Pontifício, com o CELAM e a RIIAL.
Com o boom da internet no Brasil, a Igreja quer ter sua presença ativa no meio, para a difusão do Evangelho. A implantação da RIIBRA está sendo desenvolvida há três anos, e a ideia é agregar os esforços de evangelização que já existem na Igreja, gerando uma rede para integrar as paróquias e dioceses do país. A partir dessa rede de comunicação, a intenção é aproveitar os esforços que estão consolidados em paróquias que utilizam ferramentas da internet para partilhar as experiências eficientes com outras paróquias do Brasil.
“O RIIBRA é a parte de informática da Igreja e tem a intenção de agregar e fortalecer todos os esforços que já existem, e incentivar novas iniciativas”, disse o assessor de comunicação da RIIBRA, padre Clovis Andrade de Melo.
Além da integração da Igreja, a RIIBRA, possui outros projetos como a inclusão digital da Amazônia, ainda em desenvolvimento. Existem também a rede “episco.net” para facilitar o diálogo entre os bispos do Brasil. Outro projeto é a criação de um novo portal para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também em desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário