Festa de Santa Luzia 2012 - Bem Vindo !

Festa de Santa Luzia 2012

A Festa de Santa Luzia é a principal manifestação religiosa e social da cidade, devido à história da devoção dos mossoroenses à Virgem de Siracusa, que vem desde o surgimento do município.
Segundo historiadores, no início do século XVIII, o sargento-mor Antônio de Souza Machado, português que residia em Russas (CE), requereu da diocese autorização para erguer uma capela nos poucos hectares de terra, onde hoje é Mossoró, em homenagem à santa em pagamento a uma promessa de sua esposa Rosa Fernandes.
A Diocese autorizou, sob a condição de que o templo fosse construído em pedra e cal e houvesse um patrimônio em terras doadas pelo português. Assim, em janeiro de 1773, a capela foi construída no local onde hoje se encontra a Catedral de Santa Luzia.
Ao redor da capela surgiu a localidade denominada Santa Luzia. Ao mesmo passo em que a capela foi evoluindo a comunidade ao seu redor crescia em largas proporções. Devido ao fato de a história do município estar diretamente ligada à construção da capela em homenagem à santa, os mossoroenses deram a Santa Luzia o título de padroeira da cidade.
A imagem que até hoje é conduzida nas procissões e peregrinações só foi adquirida em 1779, quando Rosa Fernandes trouxe de Portugal uma imagem de Santa Luzia, em madeira, comprada por 25$600.

fonte: blog da Diocese de Mossoró