Iniciação Cristã Quaresma 2013 - Bem Vindo !

Iniciação Cristã Quaresma 2013


Com a quarta feira de cinzas começamos o tempo da quaresma, quando a Igreja prepara a grande festa da Páscoa do Senhor.
É neste tempo que se insere a caminhada da catequese.
Já, ao começar o Tempo Comum, com a celebração do Batismo do Senhor, a comunidade entra no dia a dia da vida litúrgica.
Neste tempo de espera, a comunidade prepara as/os catequistas para o catecumenato ao Batismo, Crisma e Eucaristia. A Iniciação Cristã forma uma unidade sacramental fundada na vida do povo, na Palavra de Deus, na Liturgia. O Concílio Vaticano II, cujo aniversário estamos celebrando, reabriu as portas ao caminho da Iniciação Cristã.
A Iniciação Cristã prevê a iniciação á vida. Se a Iniciação Cristã não conduzir a iniciação à vida é uma prática alienada.
Entre tantas experiências de iniciação à vida, a mais significativa é o PRÉ - NATAL; todo o cuidado da mãe, da família é voltado à nova vida que está para ser gerada e nascer. Assim a mãe- igreja no caminho do catecumenato prepara os filhos/as de Deus para a nova vida.
A referencia maior, no caminho catequético, no seio da comunidade é o Domingo, dia do Senhor; é no Domingo que a catequese celebra a Vida e a Palavra. Sem domingo a catequese não tem continuidade, não tem perseverança: falta-lhe o coração que é a Páscoa semanal. Sem domingo não podemos viver, diziam os primeiros cristãos perseguidos pelo terrível poder romano.
A vida é o chão da catequese: a vida é o objetivo de toda a catequese; sem ela a catequese se torna apenas uma aula, uma escola de conhecimentos. Na vida Deus manifesta a sua presença misteriosa no meio do seu povo. A Campanha da fraternidade todos os anos foca algo da vida do povo para assumir como caminho da quaresma; é muito importante este apelo. Neste ano 2013 a campanha é FRATERNIDADE E JUVENTUDE. O lema: “ Eis-me aqui, Senhor, envia-me.(Is 6,8) E’ bom que na catequese seja apresentado o cartaz da C.F. 2013 e comentado.

Neste ano dedicado da FÉ queremos que também a catequese entre neste caminho de uma fé renovada, batismal, pascal, vivenciada, libertadora. Os livros do RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos) e o Ritual do Batismo de crianças são referencias constantes do nosso trabalho de evangelização e de catequese inculturada.

Ao começar o ano “C” do tempo litúrgico, faz-se necessário uma leitura, uma introdução ao Evangelho de Lucas que nos acompanhará o ano inteiro. Mas toda a Bíblia tem uma sua introdução que vale a pena conhecer.