Voluntários da JMJ participam de Encontro sobre comunicação no RJ - Bem Vindo !

Voluntários da JMJ participam de Encontro sobre comunicação no RJ

Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, o Encontro do Dia Mundial da Comunicação 2013 será realizado neste sábado, 11, das 9h às 12h30min, no Auditório do Edifício João Paulo II.

O evento pretende reunir agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), blogueiros católicos, voluntários de comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) e colaboradores do Sistema Redentor de Comunicação do Rio de Janeiro.

O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, para o 47ª Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.

Com cerca de duzentos participantes inscritos, o encontro tem como tema: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços para a evangelização”. Segundo a organização do evento, a ocasião é oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre as “Redes Sociais”, destacando que um dos desafios mais significativos da evangelização nos tempos atuais é aquele que emerge dos meios digitais.

“A intenção é criar um encontro anual de reflexão e também formação baseado na mensagem do Papa sobre o Dia Mundial da Comunicação. Com isso, a equipe da Comissão Arquidiocesana da Pascom espera ajudar na formação do agente pastoral no sentido de abrirmos os olhos para a diversidade no mundo digital, sempre estimulando a criatividade para criarmos formas mais eficientes de anunciar Cristo de uma forma mais abrangente e que atinja aqueles que ainda não O conhecem”, afirmou um dos membros da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, Gustavo Kelly.

Gustavo acredita que o bom número de inscritos para o evento se deve também à ansiedade pelas informações referentes à JMJ Rio2013, pois a maioria dos participantes é de voluntários que trabalharão na Jornada. “Temos o objetivo de flagrar a reação do público em geral, estaremos no meio do povo registrando a reação de todos. Padre Márcio Queiroz está montando estratégias por vicariato para fazermos isto de uma forma bem unida e mostrar para o mundo a nossa fé e os movimentos em torno da Jornada”, disse.

Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, a expectativa é promover um diálogo baseado no respeito visando a construção de uma sociedade melhor. Para ele, o grande desafio proposto por Bento XVI na mensagem deste ano é bem pertinente porque nos dias atuais é impossível não perceber a importância e a centralidade que os meios de comunicação social conquistaram em nossa sociedade, sobretudo quando associados à globalização.

“Para a Igreja, que neste Ano da Fé esforça-se no objetivo de enfatizar a importância da Fé como dom sobrenatural, por meio do qual nos comunicamos de maneira interpessoal com Deus, é imprescindível uma justa reflexão acerca de dois pontos fundamentais, por meio dos quais a vivência da Fé é destacada em nossa sociedade: a juventude e os meios de comunicação. Daí vem o tema escolhido por nosso Papa Emérito, que vê nas redes sociais uma oportunidade de ser portal da fé, da verdade e espaço de evangelização”, concluiu Dom Orani.