Ir ao encontro dos mais necessitados, pede o Papa na festa de São Caetano - Bem Vindo !

Ir ao encontro dos mais necessitados, pede o Papa na festa de São Caetano

"Como todos os anos, depois de ter percorrido a fila, falo com vocês. Desta vez, estou um pouquinho distante e não posso partilhar com vocês este momento tão bonito. Neste momento vocês estão caminhando rumo à imagem de São Caetano", destacou o Papa Francisco em sua vídeo-mensagem aos milhares de devotos que fazem fila para entrar no santuário do bairro de Liniers, em Buenos Aires, dedicado ao chamado Santo da Providência ao celebrar-se hoje, 7 de agosto sua festa, uma ocasião muito querida pelo Pontífice.
"O lema escolhido por vocês fala de outro encontro, diz: ‘Com Jesus e São Caetano, vamos ao encontro dos mais necessitados!’", sublinhou na vídeo-mensagem transmitida pelo Canal 21, do Arcebispado de Buenos Aires, através de um telão instalado em frente ao templo.
Francisco destacou que o lema desta festa religiosa "fala do encontro com as pessoas que têm mais necessidade, daqueles que têm necessidade que nós demos uma mão a eles, que os olhemos com amor, que partilhemos a sua dor e as suas ansiedades, os seus problemas".
"A coisa importante não é olhá-los de longe ou ajudá-los de longe. Não, não! É ir ao encontro deles. Isto é cristão! Isto é aquilo que Jesus ensina: ir ao encontro dos mais necessitados. Como Jesus que ia sempre ao encontro do povo. Ele ia para encontrá-lo", recordou.
Depois de assinalar que ao dar esmola temos que olhar nos olhos e tocar a mão de quem a recebe, porque se não, não houve encontro com essa pessoa, considerou que "precisamos saber nos encontrar, precisamos edificar, criar, construir uma cultura do encontro".
"Há tanto desencontro. Problemas na família, sempre; problemas no bairro; problemas no trabalho; problemas em todo lugar. E os desencontros não ajudam. A cultura do encontro. Sair para encontrar-nos".
O Papa sustentou que o lema da festa de São Caetano deste ano "diz ‘encontrar-nos com os mais necessitados’, quer dizer com aqueles mais necessitados que eu; com aqueles que estão passando por um momento difícil, pior que aquele que eu estou passando. Tem sempre alguém passando por algo pior, né?".
"Então, eu penso: ‘Estou passando por um momento difícil, estou na fila para encontrar-me com São Caetano e com Jesus e depois vou encontrar os outros, porque tem sempre alguém que passa por algo pior que eu’. Com estas pessoas, é com estas pessoas que nós devemos nos encontrar", adicionou.
O Pontífice pediu aos peregrinos "que vocês se encontrem! Que procurem e encontrem os mais necessitados! Porém não sozinhos, não. Com Jesus e com São Caetano!".
"Vou convencer outro a que seja católico?", interpelou antes de responder: "Não, não, não! Vai encontrá-lo, é teu irmão! E isto basta. E você vai e o ajuda, o resto faz Jesus, faz o Espírito Santo".
Francisco expressou seu desejo de que "Jesus vá indicando-nos o caminho para encontrar com quem tem mais necessidade. O teu coração, quando encontra quem tem mais necessidade, começará a crescer, crescer, crescer! Porque o encontro multiplica a capacidade de amar. O encontro com o outro engrandece o coração. Coragem!".
"Que Deus vos abençoe e que concluam bem o dia de São Caetano. E por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado", concluiu.