Autoridades parabenizam a dom Orani Tempesta pela nomeação

Tão logo foi anunciada a nomeação de dom Orani João Tempesta como cardeal, algumas autoridades civis e religiosas começaram a parabenizar o arcebispo, por meio das redes sociais.

"Recebi com alegria a notícia que dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, foi tornado cardeal pelo Papa @Pontifex_pt", disse a presidente da república, Dilma Roussef, no Twitter.

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, também disse em sua página no Facebook, que acolheu com alegria o anúncio da inclusão de dom Orani no colégio cardinálicio e parabenizou ao arcebispo do Rio e sua arquidiocese pela nomeação.

"A escolha do Papa Francisco é uma honra para a arquidiocese do Rio de Janeiro e para seu dedicado e dinâmico arcebispo, e para o episcopado do Brasil, que tem em dom Orani um valoroso membro. Dom Orani poderá colocar a serviço da Igreja inteira seus muitos dons, assistindo ao Papa e colaborando com sua missão naquilo que lhe for pedido. Parabéns a dom Orani! Parabéns à arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro!", escreveu o cardeal Odilo.

Já o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral afirmou estar muito feliz, assim como, o "Rio está feliz". Segundo ele, dom Orani tem feito um "lindo" trabalho pastoral à frente da Igreja Católica. "Dedicado aos mais humildes e sempre integrado com todas as demais denominações religiosas nos esforços para melhorar a vida do povo carioca", considerou.

"Participamos ativamente da conquista da Jornada Mundial da Juventude. Estávamos juntos em 2011 em Madri quando o Papa Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada. Parabéns, dom Orani! Querido do povo carioca e brasileiro!", afirmou ainda o governador.

O consistório para a criação dos novos cardeais acontecerá dia 22 de fevereiro, no Vaticano.

Sobre o cardinalato, o Papa Francisco enfatizou não se tratar de um promoção, nem uma honra, mas um serviço que exige ampliar o olhar e alargar o coração. De acordo com Francisco, este serviço só é possível quando se segue pelo mesmo caminho do Senhor: "a via da humildade e esvaziamento de si mesmo".

Fonte: cancaonova.com
Share on Google Plus