Vaticano divulga dados sobre relações diplomáticas - Bem Vindo !

Vaticano divulga dados sobre relações diplomáticas

A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 13, uma nota sobre as atuais relações diplomáticas do Vaticano.

De acordo com o documento, a Santa Sé possui acordos internacionais com 180 países, em nível de Nunciaturas Apostólicas e Embaixadas, e com a União Europeia, com a Ordem de Malta e com o Estado da Palestina.

No que diz respeito às Organizações Internacionais, em 21 de janeiro de 2013, a Santa Sé tornou-se Observadora Extrarregional do Sistema de Integração Centro Americana (S.I.C.A), e no dia 12 de dezembro do mesmo ano, começou a fazer parte como Observadora da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (E.C.O.W.A. S).

As Chancelarias de Embaixadas com sede em Roma, incluindo as da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta, somam 82. Os últimos acordos a serem firmados foram com a Embaixada da Armênia e do Gana.

Têm também a sua sede em Roma, o Estado da Palestina, os escritórios da Liga dos Estados Árabes, a Organização Internacional para as Migrações e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. 

Segundo a nota, no decorrer de 2013, foram assinados dois acordos sobre o estatuto jurídico da Igreja Católica, respectivamente, com Cabo Verde e com o Chade. E na manhã desta segunda-feira, 13, foi assinado um acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica da República de Camarões. 

Além disso, em 21 de outubro, o Vaticano realizou mudanças no acordo com a Hungria, acrescentando medidas sobre o  financiamento das atividades da Igreja Católica e algumas questões de natureza financeira.

Os dados foram divulgados por ocasião do encontro do Papa Francisco, nesta segunda-feira, 13, com o Corpo Diplomático junto a Santa Sé. Os 180 representantes das embaixadas foram recebidos pelo Pontífice no Palácio Apostólico.