Imagens da Vigília Pascal em Almino Afonso

Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20). No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é bendita, porque é a única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz.

A Vigília na noite santa abre com a liturgia da luz, evocando a ressurreição de Cristo e a peregrinação de Israel guiado pela coluna de fogo. A liturgia salienta a potência da luz, como o símbolo de Cristo Ressuscitado, no círio pascal e nas velas que se acendem do mesmo, na iluminação progressiva das luzes da igreja, ao acender das velas do altar e com as velas acesas na mão para a renovação das promessas baptismais. O símbolo mais iluminador é o círio, que deve ser de cera, novo cada ano e relativamente grande, para poder evocar que Cristo é a luz dos povos.

A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do espírito e depois apresenta o círio como lumen Christi a luz de Cristo. Quando alguém nasce, costuma-se dizer que veio à luz ou que a mãe deu à luz. Podemos, por isso dizer que a Igreja veio à luz na Páscoa de Cristo. De facto, toda a vida da Igreja encontra a sua fonte no mistério da Páscoa de Cristo.
O simbolismo fundamental da celebração litúrgica da Vigília é o de ser uma “noite clara”, ou melhor a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz. Esta noite inaugura o “Hodie Hoje” da liturgia, como se tratasse de um único dia de festa sem ocaso (o dia da celebração festiva da Igreja que se prolonga pela oitava pascal e pelos cinquenta dias do Tempo pascal), no qual se diz  eis o dia que fez o Senhor, nele exultemos e nos alegremos (Sl 118).

CLIQUE AQUI e veja as fotos da celebração da Vigília Pascal realizada sábado, 19 de Abril na Igreja Matriz do SCJ em Almino Afonso.
Share on Google Plus

Sobre o Setor de Comunicação